Branqueamento

 

O branqueamento dentário é uma excelente opção terapêutica para quem quer alterar a cor e aspecto dos seus dentes e sorriso, considerando-se um tratamento estético amplamente procurado pelos seus bons resultados.

Existem diversas técnicas de branqueamento, algumas adequadas a dentes vitais e outras para dentes não vitais (desvitalizados).

Qual é o mecanismo de acção dos produtos branqueadores?

Estes agentes branqueadores são colocados na superficie do dente ou no interior do mesmo (dentes não vitais) e reagem com o dente diminuindo a sua pigmentação e favorecendo o aparecimento de tonalidades mais claras.

O branquemento a laser também produz resultados excelentes e rápidos, podendo ser sempre uma opção terapêutica a escolher.

Em ambos os casos torna-se imprescindível a recolha minuciosa do historial clínico do paciente para a correcta elaboração de um plano de tratamento.

O branqueamento pode ser feito no consultório, ambulatório (em casa), podendo também combinar-se estes 2 tipos.


a) Branqueamento ambulatório: também conhecido como Branqueamento com Moldeira, é um procedimento realizado em casa, em que se utiliza uma moldeira de silicone que é feita a partir dos dentes do paciente.
Coloca-se um gel branqueador dentro dessa moldeira e aplica-se sobre os dentes por algumas horas por dia. Os pacientes geralmente preferem utilizar suas moldeiras depois do jantar e antes de dormir. O resultado do tratamento é percebido em 1 ou 2 semanas, observando-se uma mudança significativa na coloração dos dentes.

b Branqueamento a Laser: Essa é a técnica mais rápida e eficiente usada actualmente, e diferente do Branqueamento ambulatório, esse tratamento é realizado no consultório dentário com o auxílio de um laser. O procedimento é feito através da aplicação nos dentes de um gel branqueador mais concentrado que o gel utilizado no clareamento caseiro, cujo efeito é potencializado pela utilização de uma luz halógena, LED ou laser. Em apenas uma sessão de aproximadamente 40 minutos, o paciente já percebe o resultado.

Ambos os tratamentos devem ser realizados e acompanhados por um dentista, sendo mais recomendados os profissionais especialistas em estética dental ou dentística restauradora.


As Pastas Dentífricas Branqueadoras funcionam?

As pastas dentífricas disponíveis no mercado possuem muitas vezes abrasivos que actuam na remoção mecânica de manchas, promovendo uma limpeza superficial, sem alterar a cor dos dentes.

Grande parte das pastas dentífricas branqueadoras possuem na sua composição peróxidos. Essa substância é a mesma utilizada nos géis de branqueamento, porém numa concentração muito menor.

Devido a sua baixa concentração e o curto tempo de contato com os dentes, atuam apenas como auxiliar, facilitando a remoção de manchas pelos abrasivos. 

Dessa forma, a pasta branqueadora não altera a cor verdadeira dos dentes, porém contribui na limpeza dental e prevenção de manchas, mantendo a cor natural dos dentes.

Se você deseja que os seus dentes fiquem ainda mais brancos e procura por um resultado mais efectivo, o tratamento odontológico mais indicado é o Branqueamento Dentário.

Copyright ©2016 Dentys - Clínica de Medicina Dentária em Aveiro. All rights reserved.