Cirurgia

A Cirurgia Oral é a especialidade da Medicina Dentária que inclui o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de lesões e de defeitos, incluindo tanto aspectos funcionais como estéticos, dos tecidos moles e dos tecidos duros da região maxilo-facial.

Neste campo são englobados tratamentos tais como as conhecidas extracções dentárias, bem como, a exérese de lesões patológicas das estruturas ósseas (tórus, exostoses, quistos, lesões tumorais, enxertos ósseos, etc) e nos tecidos moles (remoção de fibromas, sialolitos nas glândulas salivares, épulides gengivais, freios e ainda muitos outros).

As extracções dentárias são a última opção de tratamento de um dente e normalmente são realizadas quando a destruição dentária é muito severa (por motivo de cárie ou outro motivo), ou no caso de mobilidade acentuada causada por doença periodontal.

Na Dentys, estes processos são indolores e o prognóstico apresenta-se favorável se todos os cuidados e indicações pós-extracções forem devidamente seguidos.

O nascimento do siso pode gerar complicações?

É verdade que algumas pessoas têm a sorte de não enfrentar esse incómodo, mas, na maioria das vezes, o terceiro molar, como também é chamado, causa dores antes mesmo de aparecer.

Seguindo uma ordem cronológica, o siso é o último dente permanente a surgir, aparecendo parcialmente ou não (semi-incluso ou incluso).

Popularmente conhecido como dente do juízo, o siso pode causar uma série de problemas, como dores locais, na região da face, nuca e cabeça. O processo inflamatório pode vir acompanhado de infecção, acarretando aumento do volume da gengiva ou até mesmo no lado externo da face. Cáries nos sisos e nos dentes vizinhos (segundo molar) são muito frequentes, porque a higienização é dificultada em decorrência do aumento da gengiva, que encobre o dente.

Não adianta ter somente um siso na arcada superior, se o correspondente inferior não nascer. Ambos devem estar totalmente evidentes e alinhados para que não perderem sua função mastigatória. Caso contrário, o melhor a fazer é procurar um profissional e extraí-lo.

Um dos problemas mais sérios é a reabsorção do dente vizinho ao siso, ou seja, a destruição gerada por seu processo de nascimento. O dente exerce uma pressão no osso e nas estruturas vizinhas (gengiva e raiz), podendo provocar sua destruição, que é irreversível. É um processo lento e progressivo, geralmente decorrente de pessoas que não procuraram ajuda profissional.

A mudança de hábitos alimentares, com o consumo maior de produtos industrializados, tem levado as pessoas a exigir menos dos músculos da face, fazendo com que eles trabalhem cada vez menos. Sanduíches, cremes, alimentos pastosos, legumes e verduras, os fast foods contribuem para que os dentes sisos causem transtornos. Já as frutas são ótimas opções para a higiene bucal.

É importante frisar a necessidade de uma avaliação odontológica, desde o início da adolescência, capaz de diagnosticar a existência ou não do siso. Caso contrário, ele vai causar problemas no futuro.
 

Copyright ©2016 Dentys - Clínica de Medicina Dentária em Aveiro. All rights reserved.