Odontopediatria

A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária dedicada à saúde oral dos bebés, crianças e adolescentes, incluindo pacientes especiais, com o objectivo de que atinjam a idade adulta com boca sã e a possam conservar assim durante toda a vida.

A criança entra em constante evolução e crescimento e isto converte-a num paciente odontológico diferente do adulto, com necessidade de tratamento pessoal e dentário específicos em cada momento. O objectivo de um tratamento precoce deve ser o restabelecimento das condições normais para um óptimo crescimento, desenvolvimento e funcionamento.
O êxito do tratamento odontopediátrico não é apenas a realização do mesmo, mas também lograr uma atitude positiva da criança e responsáveis para com a prevenção e manutenção da saúde oral. Este é o principal objectivo da odontopediatria.

A partir de que idade o bébé precisa ir ao dentista?
Na Dentys recemos a visita de crianças desde o nascimento do primeiro dente. Todavia, incentivamos os pais a trazerem os seus filhos a partir dos 6 meses.

Quando é que nascem os dentes?
Geralmente, os dois primeiros dentes inferiores da frente nascem aos 6 meses de idade. Na sequeência, surgem os dois superiores. Durante os seguintes 18 a 24 meses, todo os outros dentes aparecem.
Qual deverá ser a frequência de visita ao dentista do meu filho(a)?
Tanto crianças como adolescentes devem visitar o dentista a cada 6 meses para prevenir as cáries e outros problemas dentários. Frequentemente, na Dentys conseguimos identificar e parar uma cárie no começo, sem a necessidade de uma restauração.

Porque deverei levar o meu filho ao dentista se os dentes de leite vão mesmo acabar por cair?
Os dentes de leite são muito importantes. Se estiverem fortes e saudáveis, ajudarão a criança a mastigar alimentos mais facilmente, melhorará a fala e permite que tenham boa aparência.

A saúde geral e o bom desenvolvimento da criança serão afectados se ela tiver dentes partidos, com cáries extensas e abcessos.
Se um dente decíduo for perdido precocemente a criança poderá precisar de um mantenedor de espaço, até a erupção (nascimento) do dente permanente. Sem esse recurso, o dente vizinho pode inclinar-se ou migrar para o espaço vazio, ocupando o espaço do permanente. O tratamento correctivo seria muito mais demorado e caro.

 
Copyright ©2016 Dentys - Clínica de Medicina Dentária em Aveiro. All rights reserved.